Estava lendo essa manhã um estudo publicado com o título "The influence of surfactants and hydrolyzed proteins on keratinocytes viability and elasticity" e gostaria de dividir com vocês.
Todos sabemos que surfactantes prejudicam nossa pele, mas este estudo em particular é interessante porque mostra a alteração nos filamentos de actina dos queratinócitos. Pra quem sabe, entre todos os filamentos que compõe o citoesqueleto dos queratinócitos, os filamentos de actina são os principais responsáveis pela manutenção da resistência e da resiliência da célula. Por isso se usarmos muito produtos de limpeza com tensoativos agressivos, como o lauril sulfato de sódio, teremos células mais fracas em nossa epiderme. Além disso, o estudo cita os benefícios de um colágeno hidrolisado de baixo peso molecular. Neste caso temos no mercado ativos como o Rellagen ou mesmo o Oligo HA, ambos com baixo peso molecular e que podem ser uma alternativa para minimizar os danos causados pelos surfactantes.
Surfactantes mais suaves
Lembre-se sempre que também podemos substituir os surfactantes mais agressivos por outros mais suaves. Segue uma lista pra ajudar vocês:
STEPAN-MILD® LSB
Empresa: Stepan
INCI Name: Sodium Lauryl Sulfoacetate (and) Disodium Laureth Sulfosuccinate
Sensactive L-30
Empresa: Chemyunion
INCI Name: Water (and) Sodium Lauroyl Sarcosinate
Plantapon® LGC Sorb
Empresa: BASF Latin America
INCI Name: Sodium Lauryl Glucose Carboxylate (and) Lauryl Glucoside
Plantaren® 2000 N UP
Empresa: BASF Latin America
INCI Name: Decyl Glucoside
Plantaren® 1200 N UP
Empresa: BASF Latin America
INCI Name: Lauryl Glucoside
AMISOFT® ECS-22SB
Empresa: Ajinomoto Do Brasil
INCI Name: Disodium Cocoyl Glutamate (and) Water
K-noa Foam
Empresa: Alianza Magistral
INCI Name: Saponin/ Chenopodium Quinoa Extract
Abraços!
Lucas Portilho